13/01/2016

Uma câmera na mão e 4 dicas...

Quando comecei o blog eu não tinha muita preocupação com as imagens que postava... mas o tempo foi passando e percebi o quanto uma boa fotografia faz diferença. Aos poucos tenho feito mudanças relacionadas as imagens aqui do bloguito e senti necessidade de aprimorar técnicas e investir em equipamentos.

É claro que ainda estou longe de uma foto profissional - e a ideia nem é essa por aqui... o que eu quero é que cada vez mais as fotos sejam um complemento dos posts. Tenho estudado um pouco e hoje resolvi compartilhar 4 dicas básicas que tem me ajudado bastante nessa missão... lembrando é claro, que não sou profissional - sou apenas uma curiosa na arte da fotografia que ainda tem muito que aprender. 


1. MONTE UM CENÁRIO E CUIDE DOS DETALHES 
Gaste um tempo para arrumar um cenário... não precisa ser nada elaborado, mas pequenos detalhes fazem a diferença. Qualquer coisa que você tem em casa pode servir para compor uma cena - só tome cuidado para não poluir a imagem e tirar o foco principal do que você quer fotografar. 
{imagem: melina souza}


2. ILUMINAÇÃO 
Use e abuse da iluminação natural... sua foto ficará muito mais bonita com a luz do dia.
{imagem: just lia}


3. ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL
Para dias nublados ou à noite o jeito é usar luminárias... duas luminárias simples de escritório já ajudam bem -  o ideal é posicioná-las uma de cada lado para não fazer sombra nas fotos. 
{imagem: feito com amor}


4. FUNDO DESFOCADO 
Depois de montar o cenário e cuidar de todos os detalhes é hora de brincar... uma ideia simples e de grande efeito é desfocar o fundo das fotos. Para isso você não precisa de uma câmera superhipermegablaster - é claro que as câmeras profissionais fazem isso com perfeição, mas as câmeras "caseiras" também funcionam. 

Comece deixando o que você quer fotografar longe do fundo e coloque a câmera no modo macro (naquela florzinha, sabe?) - em seguida é só focar bem no objeto principal e automaticamente o fundo sairá "embaçado". Uma boa distância entre os objetos é de aproximadamente 40cm. 



E antes de terminar quero indicar três links com dicas ótimas:
- Para sair do automático
- Montando um mini studio
- Como fazer uma soft box


...  

6 comentários:

  1. Uma boa fotografia faz muita diferença mesmo Renata ~ adorei as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São fundamentais, né Cami??
      Estou vendo a diferença das fotos que estou substituindo e parece que o post ganha muito mais "vida" com elas.
      Bjs,

      Excluir
  2. OLá Renata, sou como vc: apesar de não ser profissional, nem ser essa a minhapretensão, venho investindo na imagem, pois penso que as pessoas olham mais as figuras e não têm tanto tempo para ler. Blogs com fotos pequenas ou ruins, não dá nem vontade de ficar.
    Sobre o ponto 3, a luz precisa ser branca, vc não acha? aluz amarela distorce muito as cores dos objetos. Pelo menos é essa a minha experiência. Vou dar uma olhada nos links que recomenda. Nuna é demais aprender! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Val... a luz branca faz diferença nas fotos deixando os objetos com as cores reais - obrigada pela lembrança!! =)
      Bjs,

      Excluir
  3. ótimas dicas ♥

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pela visita!! =D
Seu comentário será publicado e respondido em breve por aqui.