03/09/2014

{Popcorn} - Hitchcock


Hitchcock nunca esteve na minha lista dos diretores prediletos... mas ano passado assisti dois filmes sobre os bastidores de seus principais sucessos e fiquei intrigada com seu jeito peculiar de fazer cinema - esse é um sujeito meticuloso e conhecer um pouco de sua obra nos faz entender o porque ele é considerado o mestre do suspense.

1. O primeiro deles foi HITCHCOCK - uma história que conta os bastidores de gravação do filme "Psicose". 
A história é contata pelo ponto de vista de Alma - Helen Mirren, que além de esposa do diretor é uma mulher com uma personalidade encantadora, forte e que muitas vezes se anula para ver o marido brilhar. O enredo de Psicose é apenas o pano de fundo do filme... o interessante é poder conhecer Hitchcock a fundo em todo seu egocentrismo - um homem detalhista, de gênio difícil e obcecado por loiras.  Scarlett Johansson interpreta a protagonista da famosa cena do chuveiro... mas todo o destaque fica por conta de Anthony Hopkins que está irreconhecível - arrisco dizer que não foi só uma simples interpretação... parece que ele foi encarnado em corpo e espírito por Hitch, (rs). Sua interpretação pontual aliada a um trabalho de maquiagem impecável conseguem fazer o telespectador embarcar nas loucuras de Hitchcock.

2. O segundo filme foi THE GIRL - que conta a história bastidores de "Os pássaros". Nesse roteiro Hitch é interpretado pelo ator Toby Jones - onde o foco é mostrar sua obsessão pela atriz Tippi Hedren e um diretor sem limites beirando muitas vezes o absurdo para conseguir o take perfeito. Em meio aos seus métodos totalmente questionáveis, é interessante perceber o seu processo criativo e poder observar como o diretor consegue transformar um roteiro simples (e até banal), em uma história suspense. 

Depois de assistir aos dois filmes bateu a curiosidade para ver os originais. Não achei que são filmes excelentes... porém, considerando os poucos recursos da época, Hitchcock consegue imprimir o jeito diferente de fazer cinema e isso é fascinante - vale a pena conferir. 
...

4 comentários:

  1. Os filmes originais são maravilhosos, sou super fã do Hitchcock. Não curti muito esse filme de 2013, mas fiquei curiosa para assistir o The Girl. Vou procurar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Camila, o primeiro eu gostei mais por conta das interpretações... mas acho que o segundo é bem interessante. Depois me conta oq achou do outro. ;-) beijos

      Excluir
  2. Olá Renata, sempre adorei os filmes do Hitchcock.Lembro que há uns bons anos atrás, passou uma série deles na TV, passava 1 por dia, com o próprio apresentando, e eu não perdia por nada! Agora acredita, que apesar das insistências da minha irmã, não vi esses dois, dos quais vc fala? Principalmente o primeiro, com a Helen Mirren, minha irmã que é cinéfila de carteirinha, adorou. BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Val, vou ver se acho algo na internet sobre essa série.... fiquei interessada. =) Beijos,

      Excluir

♥ Obrigada pela visita!! =D
Seu comentário será publicado e respondido em breve por aqui.