30/07/2014

Lava roupa todo dia... que agonia!!

Ah, rotina!!
Nunca achei que sentiria tanta falta dessa danada...

Faz três meses que estou no apartamento novo e ainda não consegui me organizar por aqui... percebo que as coisas estão se acumulando e o dia não rende. Não faço as atividades domésticas por completo, não coloco conteúdo no blog com regularidade, a decoração da casa não sai e tudo acumula durante a semana. Isso tem sido péssimo e percebo que termino o dia cansada e cheia pendências. 

Faz um tempo que vi um vídeo sobre mudança de hábito, regularidade e consistência na rotina e pensei que talvez seja isso que tem faltado por aqui. Revolvi colocar um desafio para o próximo mês para ver se assim eu consigo me organizar... escrevi uma rotina semanal com todas atividades distribuídas durante a semana {desde coisas necessárias como varrer a casa e passar roupa até as menos urgentes como postar conteúdo no blog, fazer exercícios diários e navegar na internet} - como trabalho fora dois dias por semana e eles variam, deixei alguns espaços para pendências... dessa forma eu consigo fazer o que ficou de lado.  

Imprimi uma folha toda bonitinha e deixei ao lado do computador. Não sei vocês, mas eu funciono melhor desse jeito... parece que quando me comprometo as coisas fluem bem e raramente deixo cumprir algo.

É claro que não quero que seja uma coisa rígida e nem vou me punir caso não dê certo... afinal, imprevistos acontecem - mas tenho percebido que estou num estado de procrastinação - quero emagrecer mas não deixo as besteiras de lado, quero deixar a casa organizada mas fico presa nas reformas que quero fazer, quero postar três dias por semana mas não pesquiso conteúdo... e por aí vai, os dias vão passando e tudo fica estagnado.  

Na faculdade estudei alguns autores que falavam sobre condicionamento - que é mais ou menos isso que vou fazer nessa rotina - condicionar comportamentos para criar um novo hábito. O melhor nesses casos seria adotar um hábito por vez (por exemplo: cuidar da casa, emagrecer, etc)... mas eu quero tentar tudo de uma vez só pois acredito que as atividades que coloquei estão relacionadas. 

Para mudar um hábito é preciso de regularidade... alguns dizem que é preciso pelo menos 30 dias para adotar o novo comportamento. Aproveitando que Agosto está batendo na porta, vou começar essa rotina na próxima semana e no final eu conto pra vocês se deu certo.

Espero trazer boas notícias... 

...

8 comentários:

  1. Oi Renata!
    Logo vc vai estar acostumada com a "nova rotina" também. É normal que vc ainda não tenha se organizado depois da mudança: nova casa, novos ares, é assim mesmo:) Achei ótima essa lista que vc fez, ajuda bastante e é um estímulo;)
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lidu!!
      Mudanças são complicadas mesmo, né??
      Não achei que ia sentir tanto, mas acho que essa rotina vai dar certo. =)
      Beijos,

      Excluir
  2. Organizar é preciso, né Renata? A gente fica um pouco perdido mesmo quando fugimos da nossa rotina! Lá no blog tem o planner mensal, disponível para download, se você precisar de mais uma forcinha! :)

    Boa sorte, viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhadinha Camila... Obrigada!! :-) Beijos

      Excluir
  3. Ai chará, tb ando assim... as coisas não saem!!! E tb faço listinhas, organizo agenda pra ver se engato a primeira! Beijoca e sucesso pra vc no seu desafio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê, em breve as coisa se ajeitam aqui e aí...boa sorte pra vc também!! :-) Beijos

      Excluir
  4. Oi Flor,
    Preciso entrar numa rotina também, mudar os hábitos.. Boa sorte pra ti!!!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes é preciso, né Su?? =) Beijos,

      Excluir

♥ Obrigada pela visita!! =D
Seu comentário será publicado e respondido em breve por aqui.