21/11/2013

{Popcorn} - Show de Truman


... nada aqui é falso, apenas meramente controlado - esse é o ponto de partida de SHOW DE TRUMAN - um filme onde o personagem principal é adotado por uma empresa desde que nasceu e tem sua vida televisionada 24 horas por dia... o verdadeiro reality show da vida real.

O filme conta a história de Truman (Jim Carrey), um corretor de seguros que leva uma vida pacata ao lado da esposa, até o dia em que sua rotina é interrompida pela queda de um refletor. À partir desse dia... ele começa questionar essa rotina mecânica onde tudo e todos parecem perfeitos e superficiais. O que ele ainda não sabe, é que tudo realmente é dirigido por Christof (Ed Harris) - e sua vida é televisionada para milhões de pessoas. Apesar de estar rodeado de amigos, Truman sente-se isolado e questiona a realidade em que vive. Durante muitos anos, algumas pessoas se infiltram no show e tentam alertá-lo sobre isso, mas é Sylvia (Lauren Guarland) que consegue provocá-lo para buscar uma vida diferente. 

Esse roteiro consegue demonstrar toda superficialidade que permeia os programas desse tipo - tanto que os telespectadores não questionam em nenhum momento o absurdo de enclausurar um bebê sem lhe dar escolhas. O Show de Truman é um programa televisionado há 30 anos com a maior audiência - isso me faz pensar: será mesmo que só o personagem principal está sendo controlado?? Enfim... só tenho a dizer que é um dos melhores filmes que já vi e que na sua simplicidade consegue levantar questões e despertar sentimentos através da interpretação incrível de Jim Carrey. Ele já fez parte de várias sessões de cinema aqui em casa e se você ainda não viu... vale a pena conferir.
...
Título original: The Truman show
Lançamento: 1998
Direção: Peter Weir
Duração: 103 minutos
Gênero: Drama, Comédia.

...

8 comentários:

  1. Eu amo esse filme! E se tudo isso fosse verdade???? Rsrs.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Imagina que loucura. =)
      Beijos,

      Excluir
  2. Eu também adoro esse filme... E às vezes fico pensando nisso também... Não como esse filme, mas como Matrix, sei lá...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,
      Sabe que eu e o marido falamos conversamos muito sobre o Matrix depois de assistir show de Truman novamente... doidera, né?? Filmes que fazem a gente pensar bastante. =)
      Bjs,

      Excluir
  3. Oi Rê,
    Também adorei o filme.
    E de certa forma, tentam 'controlar' a nossa vida e nos induzir as escolhas muitas vezes.
    Só não espero qualquer hora 'bater' com meu barquinho em alguma parede rs
    Li vocês falando sobre Matriz, outro para pensar.
    Comprei a trilogia para assistir novamente.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Maria... somos bombardeados de informações e muitas delas tendenciosas - não deixa de ser uma forma de controle mesmo.
      Nós vimos Matriz 1 e 2 outro dia... falta ver o 3 novamente - Também adoro. =)
      Beijos e bom finde!!

      Excluir
  4. Em tempos de Snowden, nunca foi tão atual, né?
    Este filme mudou a imagem do Jim Carrey, que sempre foi tão cômico.
    Tanto que ignorei e não quis ver sem saber do que se tratava por um bom tempo, porque ele era rotulado assim. (O Grinch também é sensacional).
    Pena que ele parou por aí, é muito bom esse filme.
    Sempre que passa na TV, vejo de novo.
    Também acho que somos muito controlados, por música, futebol, novelas então...

    Boa dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri,
      Eu também tinha um preconceito com o Jim Carrey em filmes "sérios"... mas acho que ele é um ótimo ator, infelizmente reconhecido apenas na comédia. Depois do Show de Truman, assisti o filme 23 e Brilho eterno de uma mente sem lembranças e percebi o qto ele é bom (aliás, dois ótimos filmes).
      Beijinhos,

      Excluir

♥ Obrigada pela visita!! =D
Seu comentário será publicado e respondido em breve por aqui.