12/04/2013

{Popcorn} - Um estranho no ninho


Vez ou outra, eu e o marido voltamos ao passado e nos deliciamos com os clássicos... já comentei por aqui que os filmes mais antigos com o passar do tempo ganham um significado diferente - e porque não dizer surpreendente. O escolhido para uma sessão de sábado à noite foi UM ESTRANHO NO NINHO. Como psicóloga, tenho uma "atração" natural por filmes que abordam a loucura como pano de fundo... e esse filme nos aproxima desse universo através da brilhante interpretação de Jack Nicholson - um ator que tem a capacidade de nos envolver numa atmosfera de compaixão, loucura e lucidez com apenas um olhar. 

O filme conta a história de um presidiário, que para fugir do trabalho da prisão finge ser louco. Durante sua permanência no hospício percebe-se a angústia, a irreverência, a rebeldia, a loucura e a sanidade de Mac - Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson). Ao perceber a rotina monótona e a forma como os pacientes eram tratados, Mac começa questionar os tratamentos e dessa forma é repreendido pelos funcionários até chegar ao ponto levantar questionamentos sobre sua sanidade mental.

Com seu jeito carismático e protetor, ele consegue envolver os pacientes e dar uma nova vida ao lugar... mas é claro que nem todos aprovam seu comportamento. A autonomia de alguns pacientes criam situações incômodas aos médicos e enfermeiros que começam introduzir métodos nada convencionais para retomar a ordem e a calmaria no local. O resultado de tudo isso é um filme que nos faz pensar na linha tênue entre loucura e saúde mental.
...
Título original: One Flew over the Cuckoo's Nest
Lançamento: 1975
Direção: Milos Forman
Duração: 120 minutos
Gênero: Drama

...

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Depois me conta oq achou Lisy...
      Bjs e bom domingo!! =)

      Excluir
  2. Rê, eu amo quando você fala de filmes.
    Sou muito cinéfila. Minha melhor amiga aqui (também brasileira) é dona do cineminha da cidade. Tô lá todo mês! :)
    E ainda o Amazon tem um serviço aqui que oferece aluguel de DVD por correio. Pago uma mensalidade de 7 euros e recebo três filmes em casa, com correio pago e só coloco na pago de correio pra voltar. Amo esse serviço e não sei mais viver sem ele.
    Quando vi o post, já coloquei lá na minha lista. :)
    Eu sou fã dos filmes do 007. Cada um com as suas loucuras, tem gente que gosta de Senhor dos Anéis, Crepúsculo... eu gosto do James.
    Tenho feito a maratona dos 20 filmes do James Bond sem o Daniel Craig pra conhecer e já estou quase acabando.
    E não é que os melhores mesmo são com o Sean Connery? Bond tem muito do Sean Connery.
    É delicioso de ver, é outra sensação. Adoro filmes antigos e amei sua dica.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri,
      Pensei em você enqto estava escrevendo... lembrei que você havia deixado um comentário que estava sentindo falta das dicas de filmes.
      Eu e o marido vamos ao cinema quase todas as quintas (dia de promoção). Aqui em casa estamos com uma mania de ver filmes por diretor... qualquer hora vou falar disso aqui no blog. =)
      Bjs e bom domingo!

      Excluir
  3. Oi Rê,
    Já assisti, é realmente muito bom.
    O tempo vai passando, e como as coisas mudam também, a interpretação dos filmes muda junto.
    Gosto muito de clássico, e embora não sendo da área médica, são filmes que gosto!
    bjs,ótimo finde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,
      Os clássicos não são clássicos à toa, né?? =)
      Bjs e bom domingo!!

      Excluir
  4. Adoro o Jack!! Geralmente tudo que ele faz é perfeito. Não me lembro se já vi esse. Preciso ver um pedacinho pra relembrar.

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaku,
      Eu também acho o Jack um ator incrível... nesse filme ele está ótimo.
      Bjs e bom domingo!!

      Excluir

♥ Obrigada pela visita!! =D
Seu comentário será publicado e respondido em breve por aqui.