30/01/2013

{Receita} - Salmão com redução de shoyu

Vamos a primeira receita de 2013!! =) 

Eu e o marido somos fã de salmão.... gostamos dele grelhado, frito, assado, com molho, sem molho e até mesmo cru. Por se tratar de um peixe muito saboroso, ele não precisa de muito tempero... essa versão com a redução de shoyu ficou perfeita e entrou para nossa lista de favoritos.

FILÉ DE SALMÃO: Tempere 2 filés de salmão com sal e pimenta à gosto (não exagere no tempero, uma pitada é suficiente). Leve uma frigideira ao fogo e deixe aquecer por um minuto. Coloque um fio de azeite com 1 colher de sobremesa de manteiga, assim que derreter coloque os filés deixando-os por aproximadamente 1 minuto de cada lado.

REDUÇÃO DE SHOYU: Leve ao fogo uma panela com 200ml de shoyu e 1 colher de sopa de açúcar. Misture bem e deixe reduzir pela metade em fogo baixo mexendo de vez em quando. Essa redução serve para acompanhar peixes e carnes (além de decorar o prato) e pode ser guardada por até três meses na geladeira.

ACOMPANHAMENTO: Em uma tigela coloque 2 batatas grandes (bem lavadas, com cascas e cortadas em cubos), ½ colher de sopa de parmesão ralado, ½ colher de sopa de ervas finas 1 colher de azeite. Misture bem e espalhe sobre uma forma levando ao forno médio por aproximadamente 40 minutos ou até ficarem macias.  

Obs.: As batatas ficam mais firmes quando cozidas direto no forno. Se você quiser que elas fiquem macias por dentro e crocantes por fora, basta cozinhá-las por 5 minutos antes de temperar e depois reduzir o tempo de forno para 20 minutos.

... 

10 comentários:

  1. Nossa, Rê... Que delícia! E parece simples de fazer.

    E adorei saber que a redução pode ficar até três meses na geladeira! Essas informações são preciosas, pq às vezes a gente faz algo que dá muito trabalho ou é caro ou se faz em grande quantidade e não sabemos o que fazer com aquilo depois. Faz dó desprezar. Como exemplo o chantilly. A gente sempre compra embalagens de 500mL de creme de leite fresco (que já tem uma validade curtíssima), a receita é sempre grande e eu nunca sei se posso guardar. Acabo dando pros vizinhos pra não estragar. Por isso, aprecio quando a "chef" dá essas dicas de quem vive numa cozinha de casa e não de restaurante! hehe

    Ah! E deixa eu te perguntar... As batatas cozinham mesmo? As que eu faço sempre ficam meio cruas quando coloco assim no forno. Aí acabo cozinhando um pouco antes de levar ao forno.

    Adorei!

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cynthia,
      Obrigada pela "chef"... estou me sentindo agora, rss...

      Realmente a receita é muito simples e rápida... Qto as batatas, elas ficam bem cozidas sim somente no forno só que mais firmes. Depois do seu comentário coloquei essa observação na receita.

      Depois você fizer me conta se gostou.
      Bjs

      Excluir
  2. Hum...
    Assunto de gourmet, 'redução'...muito chic :)
    Meu marido gosta de salmão...eu não. :(
    Aliás não como 'nada do mar'.
    Alergia a algumas e aí...generalizei rs
    Mas posso aproveitar para a carne e também as batatas!
    Acho que não combina muito com salmão, porque é perfumado, mas gosto dessas batatinhas no forno com alecrim!
    bjs, Rê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é isso Maria, meu marido é alérgico a camarão e a única coisa que come são peixes... o resto ele passa longe.
      Já comemos essas batatinhas com alecrim, mas o Wil não gosta muito por causa do "perfume"... eu adoro.
      Bjo

      Excluir
  3. adoro salmão... a receitinha é perfeita!

    bjo ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de salmão Claudia, vai adorar essa receita.
      Bjs

      Excluir
  4. Renata,
    huuumm esta receitinha está uma delicia, amo frutos do mar, preciso comer mais!
    aiiii mas as batatas eu simplismente AMO! sou apaixonada por batata, fiz uma Tortila semana passada e morri de comer rsrs, tem fotinha no meu blog =)

    Doce dia flor,
    bjoos, eli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli,
      Eu também adoro uma batata... acho que combina com quase tudo!
      Tortilha eu ainda não fiz... vou lá ver a receita para testar.
      Bjo

      Excluir
  5. Oi Renata,
    que bom saber desse molho. Eu tenho congelado muitas coisas.
    Inclusive o salmão. Compro o peixe e não mais os filés limpos, porque sai mais barato.
    Meu marido limpa e guardamos no congelador e vamos usando.
    Vou anotar mesmo o molho pra provar. Gostei de saber.
    Uso um com limão + mostarda + vinho branco + azeite e ervas para regar o peixe quando assado, mas sempre usei esse e agora com essa sugestão vou tentar algo diferente.
    Beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri,
      Nós compramos pouco peixe aqui em casa e acabo optando pelos filés, mas realmente sai bem mais em conta comprar o peixe inteiro.
      Experimenta o molho de depois me conta o que achou... espero que goste.

      Bjo

      Excluir

♥ Obrigada pela visita!! =D
Seu comentário será publicado e respondido em breve por aqui.